Re:Información Holaspis Guentheri
Esta es una care sheet, que a elaborado para un foro en Portugal, se no entenderes algo pregunta.
Nome científico: Hoslaspis Guetheri
Ordem: Squamata.
Subordem: Lacertilia.
Família: Lacertidae.
Tamanho: Cerca de 13 cm.
Origem: Bukoba, Uganga , Tanzânia.
Ambiente: Vivem no substrato das florestas ou nos troncos das árvores.
Hábitos: Diurnos. Tem corpos e caudas achatados que os ajuda a deslizar de árvore em árvore.
Manuseio: São muito tímidos, só devem ser manuseados em caso de necessidade pois largam a cauda com muita facilidade.
Terrário: Devem ser verticais, 45x45x60 aconselhado para um casal ou um trio. Deve possuir muitos ramos e plantas para fornecer esconderijos, quanto mais seguros se sentirem mais facilmente se mostram. Como substrato pode-se usar turfa, fibra de coco ou outro semelhante. Ter em atenção que todos os orifícios do terrário devem estar bem tapados e não é aconselhado portas de correr, pois são mestres em fugas.
Alimentação: Devido à sua dimensão deve-se dar alimento de dimensões reduzidas. Micro grilos, moscas da fruta, larvas da cera ou outras larvas pequenas. O alimento deve ser pulverizado com cálcio algumas vezes por semana.
Iluminação: Necessitam de lâmpadas UVB 5.0 para realizarem a síntese do cálcio. O foto período deve ser de 12 a 14 horas diárias.
Temperatura: É necessário um hot spot com temperaturas a rondar os 38 a 40 ºC. O resto do terrário deve estar a uma temperatura entre os 24 e 26 ºC. À noite a temperatura pode descer para os 18 a 20 ºC.
Humidade: Deve-se borrifar o terrário duas vezes ao dia para permitir ao animal beber água dos vidros ou folhas (aconselhado um pequeno recipiente com agua sempre disponível e fresca). A humidade deve rondar entre os 60 e 80 %.
Dimorfismo sexual: O macho apresenta uma protuberância na base da cauda, além disso, o macho costuma apresentar no ventre uma cor laranja muito acentuada. A fêmea apresenta um ventre de cor mais pálida, normalmente bege.
Reprodução: A época de reprodução desta espécie pode durar praticamente todo ano, mas é aconselhado um período de dois a três meses com temperaturas mais baixas e com um foto período mais curto (Inverno). As fêmeas fazem uma postura de 1 a 2 ovos num local húmido e abrigado, pode-se utilizar uma caixa com húmus ou vermiculita e alguns pedaços de cortiça. Podem voltar a fazer novas posturas a cada mês ou mês e meio. Os ovos devem ser incubados entre 24 a 28 graus e eclodem ao fim de dois a três meses, dependendo da temperatura.
A maturidade sexual é atingida ao fim de um ano e meio a dois anos, dependendo do tamanho que já atingiram.
Observações: Esta care sheet foi elaborada com base em pesquisa na internet e na minha experiencia pessoal. Alguma sugestão é bem-vinda.
Jose Cardoso